Saramago

Saramago

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Universo da Língua Portuguesa



A Língua Portuguesa não pertence a ninguém e pertence a muita gente. Falada nos cinco continentes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Macau e, claro, Portugal.

Apesar das discussões calorosas existentes sobre "de quem é a Língua Portuguesa" - assunto que pode pender para o lado de Portugal - hoje em dia é impossível afirmar qual destes países domina mais ou melhor este idioma.

O Português, realmente, nasceu na Península Ibérica, resultante das mudanças linguísticas sofridas pelo Latim, que resultou, entre outras mudanças intermediárias, no galego-português e este, por fim, deu origem à Língua Portuguesa. 

Mas esta Língua Portuguesa que nasceu lá no século IX não é a mesma que falamos hoje. Ao longo destes séculos todos, foi sofrendo influências e amadurecendo, depurando e se particularizando.

Como o Português no início da sua história foi influenciado por outras línguas e culturas - a árabe, por exemplo - o nosso idioma foi sofrendo adaptações em cada lugar por onde se fixou. Ora, todos sabem que não se fala o mesmo Português no Brasil e em Moçambique e que, mesmo dentro de um país, a variação linguística é enorme.

Assim, a Língua Portuguesa tornou-se um grande universo de falantes e de variações. Cada povo apropriou-se deste idioma de uma maneira muito particular, contribuindo, assim, para a riqueza e força da nossa língua.

Valorizar o nosso idioma é reforçar os vínculos de uma comunidade de mais de 244 milhões de falantes - pessoas com nacionalidades, culturas, vidas e objetivos diferentes, mas unidas por uma língua rica e produtiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário